São Leonardo Murialdo

Nasceu em Turim (Itália) no dia 26 de outubro de 1828. Lá viveu praticamente toda sua vida e faleceu em 31 de março de 1900. Seu pai chamava-se Leonardo Franchino Murialdo e sua mãe, Tereza Tho. Pertencia à uma família de boas tradições cristãs e econômica e socialmente bem situada.

Após tornar-se órfão de pai, a mãe encaminha Leonardo e seu irmão, Ernesto para o Colégio de Savona, em Gênova, dirigido pelos Padres Escolópios. 

De volta a Turim, estuda teologia e é ordenado sacerdote em 1851. De imediato põe-se a trabalhar junto aos primeiros oratórios entre os adolescentes pobres e marginalizados das periferias: no oratório do Anjo da Guarda, até 1857 e depois no oratório de São Luis, como diretor, de 1857 a 1865.     

Faz um ano de atualização em Paris, na França. Em 1866, é convidado a assumir a direção Colégio dos Artigianelli, Instituição fundada por Padre Giovanni Cocchi, que atendia adolescentes e jovens órfãos e abandonados. Até o final de sua vida permaneceu ali, como reitor, aprimorando e incrementando a formação cristã e profissional de seus jovens.

Uma série de iniciativas foram coordenadas por ele no sentido de criar uma rede de atenção aos jovens empobrecidos, sejam eles estudantes e trabalhadores. Desta forma, garantia ambiente cristãmente saudável a esta população.

Depois de muita oração, incentivo e pesquisa, Murialdo, com forte apoio de Pe. Eugênio Reffo, funda no Artigianelli, a Congregação de São José, no dia 19 de março de 1873.        

A presença de Murialdo é ainda significativa no movimento católico do Piemonte. Trabalha pela imprensa católica, é muito ativo no que se refere à Obra dos Congressos, um dos animadores da União Operária Católica. 

O fundamento de sua espiritualidade foi a profunda experiência do amor de Deus, feita por ele a partir de uma conturbada adolescência. Refletindo sobre ela, Murialdo deixa como herança a grande verdade que Deus ele nos ama por primeiro, pessoalmente, em cada instante, de modo infinito, terno e misericordioso.   

Santamente faleceu em 30 de março de 1900.

Foi beatificado pelo papa Paulo VI em 03 de novembro de 1963. O mesmo papa o declarou santo em 03 de maio de 1970 como “Extraordinário no ordinário”. A festa de São Leonardo Murialdo é celebrada no dia 18 de maio. 

ORAÇÃO DAS FAMÍLIAS

A SÃO LEONARDO MURIALDO

 

 

São Leonardo Murialdo

Vós nos ensinastes

que Deus é pai 

cheio de ternura e perdão.

Para agradecer tanto amor dedicastes a

vida às crianças, adolescentes e jovens

empobrecidos e aos trabalhadores.

 

Olhai para nossa família e ajudai-nos a

viver unidos como a Família de Nazaré,

fazendo a vontade do pai

e felizes porque

Ele nos ama.

 

Intercedei a Deus por nós para que sejamos

livres dos vícios, das drogas, da violência

e de todos os males do corpo e da alma,

e não nos falte o necessário para viver:

Casa, trabalho, saúde e condições para

educar os filhos.

 

Por Cristo Nosso Senhor. Amém!