top of page

RELATOS DO PLANO VERÃO 2021

Texto: Elaboração conjunta das coordenações 

Durante os meses de janeiro e fevereiro, como de costume o CIJ Monteiro Lobato sempre realiza atividades diferenciadas. Em geral a instituição permanece aberta nesse período pois as crianças e adolescentes estão de férias escolares e muitos ficam sem acesso aos serviços essenciais. Neste período as atividades postas são diferentes devido estação “verão” onde se propõe mais atividades lúdicas, jogos, entre outras.  Por estarmos vivendo uma pandemia as atividades foram adaptadas. Todas as atividades desenvolvidas respeitaram os protocolos de saúde necessários.  A seguir podemos ver um pouco das atividades que aconteceram em cada espaço.

SCFV SEDE (6 aos 14 anos)

Na Sede do CIJ Monteiro Lobato as crianças e adolescentes, logo que chegavam às atividades, era realizada a medição de temperatura e perguntas dos sintomas do Covid-19 e após, encaminhados para o lanche.  As atividades foram as mais diversas como: oficinas de culinária, artesanato, dança, Futebol Americano, Brincadeiras com bexigas de água, Oficina de Informática, Contação de História, Trabalhos Manuais, Alongamento, Circuito Funcional, Jogos de Mesa, Modelagem com Argila, Capoeira, Educação Ambiental, entre outras. Além das atividades, crianças e adolescentes se deliciaram com lanches especiais que se sugerem nesse tempo de muito calor. Em função da pandemia, cada educador e educadora atendia apenas uma ou duas crianças e adolescentes por turno.

SCFV CRAS AMPLIADO

No espaço do CRAS foram momentos de grande aprendizagem e com a certeza de um novo recomeço, com limitações e expectativas. O serviço foi adaptado, aprendemos a nos comunicar e se aproximar de outras formas com a realização dos atendimentos por agendamentos, de forma individualizada, porém preparados com os devidos protocolos de saúde e planejamento, com todo amor e carinho. Usando a ferramenta da internet para nos comunicar e aproximar ainda mais, através do grupo de WhatsApp foram postadas diversas atividades, onde as crianças e adolescentes, realizaram mesmo que de casa, mantendo os vínculos. E nas atividades presencias individualizadas, foram realizadas oficinas de dança, esporte, atividades de artesanato, brincadeira. Já no aspecto da alimentação foram oferecidos lanches e almoços, bem reforçados para as crianças e adolescentes. Também foram entregues kits de higiene, para promover o cuidando da saúde. Neste período também ocorreu a comemoração dos aniversários dos educandos e educadores.

SCFV TED

As atividades do trabalho educativo acontecem três vezes por semana e durante o plano verão seguiram acontecendo de forma adaptada, foram oferecidas oficinas diferentes das que são realizadas durante o ano, é um momento onde os educadores podem se desafiar e propor atividades novas, nesse ano os adolescentes puderam experimentar: Oficina de macramê, artesanato com EVA, artesanato com palitos de picolé, oficina de cremes, reaproveitamento de pães, digitação na informática, artesanato, jardinagem, oficina de bolos caseiros, oficina de pizza, entre outras. Também aconteceram atividades e desafios virtuais através do grupo de WhatsApp com os educandos. Além das oficinas os adolescentes que completaram 16 anos foram incentivados e auxiliados a fazer inscrições em outros cursos e estágios para o ano de 2021.

SCFV Núcleo Murialdo

No Núcleo Murialdo as atividades também foram realizadas de maneira adaptada. As atividades foram:  circuitos, oficina de dança, jardinagem, cuidados com o Meio ambiente, momentos lúdicos e pedagógicos com letras e palavras.

Foram realizadas diversas atividades durante esse tempo, acolhida das famílias presencialmente, auxílio de informações, ligações telefônicas, sempre cuidando com os protocolos de saúde, mas sem perder a convivência que gera vida e esperança em dias melhores. Pedimos a todos e todas que se cuidem, fiquem em casa se possível, use os equipamentos corretamente e mantenha o distanciamento social.

bottom of page