top of page

Desembargador e Prof. da UFRGS Francisco Rossal

de Araújo visita instituições sociais na Restinga

Na última terça, 27 de fevereiro, Francisco Rossal de Araújo, Desembargador do TRT-4 (Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Rio Grande do Sul) e Professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) visitou a E.E. de Educação Infantil Menino Jesus e Núcleo Francisco Cipriani, ligadas ao CPIJ (Centro de Promoção da Infância e Juventude), bem como a sede da instituição e o Centro Infanto Juvenil Monteiro Lobato. O motivo da visita foi acompanhar a aplicação dos valores arrecadados através das últimas edições do Jantar Solidário, iniciativa que nasceu em2014 nos corredores da UFRGS, durante breve conversa entre o citado professor e alguns alunos, dentre eles Adelmo e Dolores.

Ao propor um projeto de arrecadação às instituições acima mencionadas, Dolores e Adelmo foram surpreendidos por uma contraproposta no mínimo inusitada: “Vamos organizar um jantar. Eu penso um cardápio e o preparo. Vocês cuidam do restante. Tudo o que for arrecadado, será dividido igualmente entre CPIJ e Monteiro”, afirmou empolgado o Prof. Rossal. Passados quatro anos, relembra o professor: “O sentimento de solidariedade; ver que as pessoas têm necessidades básicas não atendidas, como alimentação e vestuário, e que é possível ajudar, foi o que me motivou a participar e me envolver”.

A solidariedade foi também o que uniu e mantém unidos inúmeros voluntários e voluntárias, que formam a “equipe do Prof. Rossal”. E graças aos esforços de muitos outros, majoritariamente anônimos, o Jantar Solidário tem ajudado de modo significativo as instituições, possibilitando reparos e ampliações estruturais, aquisição de equipamentos e materiais indispensáveis para o bom atendimento a mais de mil crianças, adolescentes, jovens e adultos, todos moradores do bairro Restinga e arredores.

Rumo à V edição, o Jantar Solidário tem firmado uma bela e divertida tradição: anualmente o Prof. Rossal testa previamente e propõe um cardápio tradicional alusivo um determinado país ou região. Seguindo esta proposta, a temática para 2018 será a Itália. Já para 2019 e 2020, cogita-se Holanda e Grécia, respectivamente.

Então fica o convite para o dia 6 de abril, no salão da Igreja Santo Antônio Pão dos Pobres: V Jantar Solidário – Noite Italiana, quando você também poderá juntar-se a esta corrente do bem. Os convites são limitados e individuais, a custo de R$ 40,00, podendo ser adquiridos junto às instituições e com o Prof. Rossal. Mais informações através dos fones/whats: 51-99264 8045 (Adelmo) | 51-99971 3270 (Edson – CPIJ) | 51-98585 8254 (Irª. Simoni – CIJ Monteiro Lobato) | 51-98137 3792 (Prof. Francisco Rossal - UFRGS); ou através da página oficial do evento: facebook/solidariedadenossomelhortempero.

Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelas instituições, acesse: www.cpij.org.br ou www.cijmonteirolobato.com.br. Você pode agendar uma visita. Ligue: 51-3250 1277 (CPIJ); 51-3250 1154 (Monteiro).

Você quer fazer o bem? Contate-nos. Nós também queremos!

Texto: Sheila Trettin

Monteiro Lobato
Monteiro Lobato
Monteiro Lobato
Monteiro Lobato
Monteiro Lobato
Monteiro Lobato
Monteiro Lobato
Monteiro Lobato
bottom of page