top of page

Turmas do Serviço de Convivência e Fortalecimento

de Vínculos (SCFV) tiveram formatura de capoeira

 no início de novembro

No dia 08 de novembro realizamos nossa formatura de capoeira do CIJ Monteiro Lobato, no sítio do Aspirantado, bairro Restinga. Participaram as turmas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), inclusive núcleo Murialdo, tiveram a oportunidade de tocar, cantar e gingar ao som do ritmo da Capoeira Angola. Também compartilhando um lanche muito especial, onde cada um contribuiu da sua forma. 

A roda foi conduzida pelo educador e professor de Capoeira Angola Roger Ferreira, que apresentou os aspectos culturais e históricos da capoeira, relacionando à diáspora africana através de seus artefatos culturais. 

A Capoeira foi ganhando forma, estilos e se complexificando cada vez mais. O Brasil foi o nascedouro da capoeira que hoje está presente em aproximadamente 166 países.  A capoeira não faz distinção de idade, etnia, credo, gênero, cultura ou nacionalidade. Esta arte conquistou o reconhecimento do Instituto Brasileiro do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2008, tendo seu registro como Patrimônio Imaterial Nacional, assim como a Roda de Capoeira foi reconhecida como patrimônio Imaterial da Humanidade. A roda funciona como uma afirmação de respeito mútuo entre comunidades, grupos e indivíduos e promove a integração social e da memória da resistência da opressão histórica. Este foi um dos argumentos também usado para embasar a importância de a Capoeira também ser Patrimônio Cultural da Humanidade. E, assim, em 25 de novembro de 2014 a Capoeira se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultural (UNESCO).

O CIJ Monteiro junto com as Imãs Murialdinas são incentivadores desta prática cultural e de muitas outras atividades esportivas culturais e artísticas. Assim, proporcionando para comunidade e seu entorno práticas de inclusão social e da aprendizagem. Agradecemos a todos e todas que contribuíram para que este momento acontecesse. Parabéns à nossas crianças e adolescentes!

"Estamos nas mãos de Deus, estamos em boas mãos"

bottom of page