top of page

40 ANOS DO CENTRO INFANTO JUVENIL MONTEIRO LOBATO: UMA HISTÓRIA, MUITAS MÃOS!

Texto: Organização

40anosmonteiro1.jpg

Fachada do prédio em 1979

Fonte: Arquivo da Instituição

40anosmonteiro2.jpg

Fachada do prédio 2019

Fonte: Arquivo da Instituição

    O CIJ Monteiro Lobato está em festa! São 40 anos de história! Nesse artigo é contada um pouco dessa trajetória de muitas mãos. As Irmãs Murialdinas de São José iniciaram o trabalho na Restinga (Porto Alegre) em 1972, onde foi vista a necessidade de uma presença religiosa na Evangelização, com a parceria da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência. A prioridade era o atendimento as crianças, jovens e suas famílias.

    No ano de 1979, os Pobres Servos pediram às Irmãs que assumissem o Centro de Orientação Juvenil Monteiro Lobato que depois passou a se chamar Centro Infanto Juvenil Monteiro Lobato, popularmente conhecido como Monteiro. O atendimento era voltado para meninas de 12 a 16 anos. Além de estarem num espaço de proteção, as meninas tinham a oportunidade de aprender crochê, pintura, malharia, corte-costura, bordado e junto aos cursos também havia a preocupação com a formação humano-cristã. O carisma de São Leonardo Murialdo sempre esteve presente nas atividades, destacando o dia 18 de maio, comemorado com festas, brincadeiras, e estudos sobre a vida do padroeiro da Congregação das Irmãs. No ano de 1979, os Pobres Servos pediram às Irmãs que assumissem o Centro de Orientação Juvenil Monteiro Lobato que depois passou a se chamar  Centro  Infanto  Juvenil  Monteiro  Lobato,  popularmente

40anosmonteiro3.jpg

Educandos do ano de 1983

Fonte: Arquivo da Instituição

conhecido como Monteiro. O atendimento era voltado para meninas de 12 a 16 anos. Além de estarem num espaço de proteção, as meninas tinham a oportunidade de aprender crochê, pintura, malharia, corte-costura, bordado e junto aos cursos também havia a preocupação com a formação humano-cristã. O carisma de São Leonardo Murialdo sempre esteve presente nas atividades, destacando o dia 18 de maio, comemorado com festas, brincadeiras, e estudos sobre a vida do padroeiro da Congregação das Irmãs. 

40anosmonteiro4.jpg

Educandos do ano de 1993

Fonte: Arquivo da Instituição

    Desde 1980 o CIJ Monteiro Lobato contou com o apoio da KNH (Kindernothilfe, uma organização cristã fundada na Alemanha em 1959, que visa apoiar crianças e jovens vulneráveis ​​e marginalizados a desenvolver todo o seu potencial) e da AMENCAR (Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente que busca qualificar a vida das crianças e adolescentes, fazendo parceria com as entidades de atendimento). Essa parceria funcionava com um sistema de apadrinhamento, durou mais de 25 anos e foi de muita importância para a continuidade e desenvolvimento do trabalho.

    A preocupação com um trabalho de qualidade sempre existiu por parte da Instituição e em 1993 foi ampliado através de encontros, reuniões, avaliação e planejamento, que acontecem até os dias atuais. Outra marca é o incentivo à participação das famílias na vida do Monteiro, seja com reuniões, encontrão das famílias e visita domiciliar. 

    Desde 1994 o Monteiro conta com a colaboração de um grupo de Leigos Amigos de Murialdo que vivem o carisma Murialdino e também auxiliam nos eventos e atividades da Instituição. Em  1996  foi  firmado  um  convênio  com a FASC 

Fundação de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura Municipal de Porto Alegre). Essa parceria ajuda financeiramente a Instituição a desenvolver as atividades até os dias atuais.

    No ano de 1999 teve início o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Trabalho Educativo na Modalidade Corte e Costura para jovens de 14 a 18 anos e em 2001 foi acrescentada a Modalidade Informática. Neste mesmo ano, a Modalidade de Corte e Costura foi alterada para Padaria e Confeitaria. Com o passar do tempo foi realizada mobilização de recursos para a construção da Padaria e equipamentos necessários para o seu funcionamento. Em 2000 foi composto um grupo de pais e mães representantes da chamada Comissão de Pais que passou a acompanhar a Instituição participando no planejamento, avaliação e também na captação de recursos para a entidade. Essa comissão está presente até os dias atuais, porém devida a participação apenas de mães, o nome foi alterado para Comissão de Mães. Essa comissão auxilia o trabalho da Instituição e promove todo ano, desde 2003, o Jantar Dançante. O valor arrecadado no jantar é destinado para qualificar o atendimento às crianças e adolescentes.

Dentro do bairro Restinga existem diversas micro comunidades. Em uma delas chamada Vila Bita, no ano 2000 foi iniciado um atendimento religioso. Em 2004 a Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia adquiriu uma casa que foi oferecida às Irmãs Murialdinas para desenvolver um trabalho religioso e social. Esse espaço recebeu o nome religioso de Comunidade São Leonardo Murialdo e nome social de Núcleo Murialdo e carinhosamente chamado pelas crianças de igrejinha. No ano de 2008, o espaço que já estava em condições precárias e oferecia risco, foi demolido, com o sonho de uma nova construção.  Durante esse tempo as crianças eram atendidas nos pátios da casas vizinhas. Em 2009 com a ajuda de uma benfeitora foi possível construir um salão/capela para atendimento e trabalho pastoral. Em 2011 foi assinado novo convênio com a FASC para atender 40 crianças tornando possível a contratação de profissionais para trabalhar no Núcleo Murialdo.  Com a qualidade do trabalho oferecido pelo CIJ Monteiro Lobato à comunidade, as Irmãs são convidadas a um novo desafio e assumem em  2017  o  Serviço  de  Convivência  e

40anosmonteiro5.jpg

Atividades diversas em 2009

Fonte: Arquivo da Instituição

Fortalecimento de Vínculos de 06 a 14 anos no CRAS Ampliado Restinga, levando para mais um ambiente o carisma Murialdino.

40anosmonteiro6.jpg

Atividade no Núcleo Murialdo em 2004

Fonte: Arquivo da Instituição

40anosmonteiro7.jpg

Atividade no Núcleo Murialdo em 2019

Fonte: Arquivo da Instituição

    Dentro do bairro Restinga existem diversas micro comunidades. Em uma delas chamada Vila Bita, no ano 2000 foi iniciado um atendimento religioso. Em 2004 a Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia adquiriu uma casa que foi oferecida às Irmãs Murialdinas para desenvolver um trabalho religioso e social. Esse espaço recebeu o nome religioso de Comunidade São Leonardo Murialdo e nome social de Núcleo Murialdo e carinhosamente chamado pelas crianças de igrejinha. No ano de 2008, o espaço que já estava em condições precárias e oferecia risco, foi demolido, com o sonho de uma nova construção.  Durante esse tempo as crianças eram atendidas nos pátios da casas vizinhas. Em 2009 com a ajuda de uma benfeitora foi possível construir um salão/capela para atendimento e trabalho pastoral. Em 2011 foi assinado novo convênio com a FASC para atender 40 crianças tornando possível a contratação de profissionais para trabalhar no Núcleo Murialdo.  Com a qualidade do trabalho oferecido pelo CIJ Monteiro Lobato à comunidade, as Irmãs são convidadas a um novo desafio e assumem em 2017 o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 06 a 14 anos no CRAS Ampliado Restinga, levando para mais um ambiente o carisma Murialdino.

40anosmonteiro8.jpg

Encontro com as Famílias do CRAS

Fonte: Arquivo da Instituição

    Atualmente são atendidas em torno de 250 crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, contando com cerca de 30 colaboradores nos três espaços da Instituição. O CIJ Monteiro Lobato zela pela qualidade no serviço, a acolhida, e a educação do coração: das crianças, adolescentes, suas famílias e os educadores, construindo um ambiente familiar.

40anosmonteiro10.jpg

Celebração dos 40 anos no dia 16 de abril de 2019

Fonte: Arquivo da Instituição

    Este é apenas um resumo desses 40 anos de caminhada. Essa história não se fez sozinha! Foram inúmeras mãos que construíram a Instituição que temos hoje! É tempo de recordar, de honrar os que passaram pelo Monteiro: crianças, adolescentes, famílias, colaboradores, Irmãs Murialdinas, voluntários e voluntárias, benfeitores e benfeitoras, patrocinadores.  É tempo de celebrar tudo que foi conquistado e continuar sendo sinal de esperança e força, na construção de um mundo melhor.

O Centro Infanto Juvenil convida a todos para participar da grande festa de celebração dos 40 anos, que será no dia 30 de novembro (Sábado) de 2019 das 10h30min às 16h30min, na sede da Instituição, localizada na Rua Dr. Carlos Niederauer Hofmeister, nº962. Nesse dia terão diversas atividades como: festival cultural, espetáculo dos 40 anos, praça de alimentação e serviços para comunidade. Esse evento será aberto à comunidade.  Participe deste momento especial, acompanhe através das redes sociais facebook e instagram: @cijmonteirolobato, site: www.cijmonteirolobato.org.br. E para mais informações os telefones (51)32501154/

(51)985858253 ou através do email: cijmonteiro@ig.com.br.

40anosmonteiro9.jpg

Celebração dos 40 anos com os três núcleos no dia 16 de abril de 2019

Fonte: Arquivo da Instituição

bottom of page